Personagem coadjuvante das histórias do Cebolinha desde 1973 faz aniversário.
Por Sérgio Fiore
Essa nem eu sabia. Quando eu nasci, o personagem já existia. E não podia deixar passar em branco. O site Universo HQ lembrou hoje: Faz 39 anos em 2012 que foi publicada primeira tira estrelada com o Louco, famoso personagem das histórias do Cebolinha.
Criado em 1973 por Márcio de Sousa, irmão de Maurício de Sousa, que na época era roteirista d, baseou-se em um dos desenhistas das revistas na época, Sidney Salustre, que ainda trabalha na equipe.
Poucos sabem (eu faço parte da maioria que não sabia), mas o nome verdadeiro do personagem é Licurgo Orival Umbelino Cafaspirino de Oliveira. Está desde o primeiro número, numa história chamada “Uma história muito louca “. No começo, o personagem pulava o muro do hospício onde morava para atazanar o Cebolinha, quase sempre sendo levado de volta numa camisa de força.
De acordo com o pai da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, ele agora não pula mais esse muro para fugir, e na verdade sequer mora num hospício e não termina as historinhas amarrado numa camisa de força, por motivos de precaução e respeito. eu não creio que algum louco fosse inspirar-se nele, mas tudo bem.
Para fechar, eis um curta animado do Cebolinha: Coisa de Louco, estrelado pelo próprio. Parabéns para ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário